Um bom atendimento é essencial
Quando comecei a escrever este post, procurei uma definição para “atendimento” dentro de uma agência de publicidade e descobri que vai além do simples ato de atender ao cliente.
O bom atendimento é o gestor do negócio, é o grande responsável pela rentabilidade da conta na agência. Através dele os novos negócios acontecem, é a voz da agência para o cliente. É o vendedor e ao mesmo tempo o SAC.
Podemos dizer que o bom atendimento representa os interesses do cliente na agência e vice-versa. É um caminho que liga o departamento criativo/planejamento às necessidades do cliente e o principal responsável por manter a harmonia entre ambos.
A eficiência do bom atendimento depende do desenvolvimento de um relacionamento de confiança e a satisfação do cliente. Sim, é ele que fideliza o cliente. Às vezes o projeto pode até ter sido excelente, mas se o atendimento não foi bem feito, esquece… você perdeu um cliente para sempre, e pode perder muitos outros.
Não é uma tarefa fácil, mas se o profissional de atendimento tiver a consciência da importância de sua posição e exercê-la com liberdade e personalidade, mantendo um relacionamento simpático, flexível, eficiente e eficaz, isso fará toda a diferença.
Deixo aqui algumas dicas para um bom atendimento, que nos trouxeram ótimos resultados.
1. Trate seu cliente sempre com exclusividade.
2. Leve em consideração os interesses e ideias dele.
3. Mantenha comunicação S.C.O.T (Segurança, Clareza, Objetividade e Transparência).
4. Cuide dos negócios dele como se você fosse o dono.
5. Ouça, anote, confirme por escrito. Documente tudo!
6. Entregue no prazo combinado! Mas se não for conseguir, avise com antecedência.
7. Administre o dinheiro do seu cliente como se fosse o seu.
8. Não o abandone, mantenha contato, mesmo após a finalização de um projeto.
E aí, gostou? Deixe seu comentário e sugestões para os próximos posts.